O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

título da página aluno
 

MANUAL DO ALUNO ESTAGIÁRIO

Normas de Aplicação
 
 
  
OBJETIVO
 
O objetivo deste Manual é orientar os alunos do Colégio Uberaba  sobre os procedimentos para realização do  estágio supervisionado.
As normas aqui presentes foram elaboradas à luz da Lei nº 11.788/2008.
A Direção da Escola, bem assim os profissionais envolvidos,  encontram-se à disposição para auxiliar os estudantes no desenvolvimento desse importante processo, Desde seu início até a sua finalização.
 
 
INTRODUÇÃO
 
A atividade de Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, cujo objetivo é o aprendizado de competências próprias da atividade do educando para a vida cidadã e para o trabalho. Representa uma das formas significativas do estudante desenvolver uma atividade que proporcione a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos no Colégio Uberaba e permita a aquisição de novos conhecimentos por meio da vivência de situações próximas da realidade profissional.
 
No período de estágio, os estudantes vivem a rotina das empresas, o que gera amadurecimento, segurança e independência no desempenho de suas atividades junto à empresa e à própria Escola, além de possibilitar um exercício de convivência que favorece o desenvolvimento das relações interpessoais.
 
1. Terá preferência o aluno matriculado no último módulo;
2. Em caso de empate terá preferência o aluno que obtiver maior média nas notas das disciplinas da área fundamental do estágio, estabelecidas, a priori, Coordenação do Curso.
 
APROVEITAMENTO DE FUNÇÕES DO TRABALHO
 
Poderão ser aproveitadas 50% (cinqüenta por cento) da carga horária do estágio para aproveitamento das atividades exercidas pelos estudantes no seu local de trabalho, desde as mesmas sejam afins com as áreas de conhecimento envolvidas no curso no qual o aluno está matriculado.
 
 
ÉPOCA E HORÁRIOS DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO
 
O aluno poderá realizar estágio tanto em períodos letivos quanto em períodos de férias escolares, não podendo a dedicação semanal ser maior que 30 (trinta) horas.
 
  
ENCAMINHAMENTO PARA ESTÁGIO
 
 
Para matricular-se em Estágio Supervisionado o aluno necessita:
 
- Estar matriculado no curso de seu interesse;
- ter cursado as disciplinas que lhe ofereçam os subsídios teóricos adequados à realização do estágio na área pretendida;
- ter obtido a vaga de estágio em empresas ou na própria Escola nas áreas supra mencionadas;
- possuir um orientador, que deve ser um professor do curso de seu interesse e que, preferencialmente, atue na área relacionada às atividades do estágio;
- possuir, dentro da empresa, um supervisor para orientação, acompanhamento e avaliação do estágio.
 
  
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INÍCIO DO ESTÁGIO
 
 
- Termo de Convênio entre empresa-instituição de ensino;
- Termo de Compromisso de Estágio entre empresa-estagiário;
- Certificado de Seguro contra acidentes pessoais contratado em nome do estudante;
- Plano de Estágio
 
Esses documentos devem ser preenchidos pela empresa concedente do estágio e devem ser entregues pelo estagiário, na Secretaria da Escola, em 03 (três) vias de igual teor e forma.
 
Observação: Não serão reconhecidos estágios iniciados sem a formalização dos documentos acima referidos.
.
 
CASOS ESPECIAIS
 
O aluno que, para integralizar o Curso, não tiver feito o Estágio Supervisionado, deve procurar a Secretaria da Escola para receber instruções específicas;
Se o aluno requerer trancamento do curso, só poderá matricular-se no Estágio quando da sua rematrícula no curso.
 
  
ATRIBUIÇÕES DO ESTAGIÁRIO
 
 Cumprir as normas e regulamentos internos da empresa contratante, assim como os relativos aos programas desta natureza, além de comprometer-se, expressamente, em não divulgar quaisquer informações, dados dos trabalhos, reservados ou confidenciais, dos quais tiver conhecimento durante a realização do estágio.
 
- Comprometer-se a participar ativamente dos trabalhos do setor para onde for designado, procurando executar da melhor maneira e dentro dos prazos previstos, as tarefas que lhe forem atribuídas. 
 
- Comprometer-se a manter atitudes de cordialidade, acatamento e respeito com os empregados da empresa concedente, seus colegas e com o público com o qual estiver em contato no desenvolvimento do estágio.
 
- Cumprir, fielmente, a programação do estágio, salvo impossibilidade da qual a empresa contratante será previamente informada.
 
- Informar de imediato e por escrito à empresa contratante qualquer fato que interrompa, suspenda ou cancele sua matrícula no estabelecimento de ensino, ficando o estagiário responsável por quaisquer despesas causadas pela ausência dessa informação.
 
- O descumprimento, da parte do estagiário, de qualquer das obrigações assumidas, importará no automático cancelamento do estágio, desobrigando-se a empresa contratante, a partir daquele momento, de todo e qualquer compromisso com relação ao estágio.
 
- Zelar pelos instrumentos, ferramentas, equipamentos, materiais e instalações que venha a utilizar no desempenho de suas tarefas. A empresa contratante se reserva o direito de responsabilizar o estagiário pelo valor dos danos que por ele forem causados por dolo, negligência e imprudência.
 
- Freqüentar, assiduamente, o campo de estágio, cumprindo as exigências regulamentares do Curso e da Empresa;
 
- Cumprir as atividades programadas, levando em conta o seu interesse de aprendizagem, bem como os da empresa contratante;
- Justificar ao Supervisor as faltas ou atrasos nas suas atividades.
 
 
ATRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR
 
 
- Propiciar ao aluno, através da programação de atividades junto à empresa, o ensino da prática, que se constitui mecanismo fundamental de sua formação profissional;
 
- Garantir o acompanhamento contínuo e sistemático do estagiário, desenvolvendo a sua orientação e assessoramento dentro da empresa. Necessário que o supervisor seja um profissional que tenha extensa experiência na área de atuação;
 
- Informar à Coordenação de Estágio as ocorrências relativas ao estagiário, buscando, assim, estabelecer um intercâmbio permanente entre a Escola e a Empresa;
 
- A empresa contratante deverá segurar o estagiário contra acidente pessoais, sendo que uma cópia do seguro deverá ser anexada à documentação do aluno;
 
- Ao seu final, o supervisor deve apresentar um relatório de avaliação do estagiário à Coordenação de Estágio Supervisionado, em caráter confidencial.
 
  
ATRIBUIÇÕES DO ORIENTADOR
 
 O orientador do Estágio tem a responsabilidade do acompanhamento do estagiário, por parte da Escola, com as atribuições a seguir:
 
- Analisar o programa de estágio e acompanhar o seu desenvolvimento, mantendo, sempre que possível, contatos com o supervisor;
 
- Estabelecer datas para entrevista(s) com o estagiário e para a entrega de relatório(s) das atividades realizadas na empresa.
 
- Avaliar o estágio, especialmente o(s) relatório(s), e encaminhar ao Colegiado o seu parecer, inclusive quanto ao número de horas que considerar válidas.
 
 
APROVAÇÃO DO ESTÁGIO
 
 
A aprovação final do estágio caberá ao Coordenador do Curso, tendo em seu poder:
 
- A ficha de avaliação do estágio enviada pelo supervisor;
 
- O certificado de conclusão do estágio, emitido pela Empresa, constando o número de horas, o período e a área de realização do estágio, devidamente assinado e datado;
 
- A avaliação do relatório do estágio, encaminhada pelo orientador com respectivo parecer. O prazo para entrega do referido relatório ao orientador do estágio será de 30 (trinta) dias após a realização do estágio. O aluno terá o prazo de 20 (vinte) dias úteis para promover eventuais correções.
 
Casos     especiais poderão ser apreciados pela Coordenação de Curso.
 
 
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO
 
 
 O relatório final de estágio deve ser impresso em folhas de formato A4, espaçamento 2 entre linhas e deve obedecer ao seguinte roteiro:
 
 
ANEXO I

1 - Capa
 
2 - Folha de rosto
 
 Deve fornecer dados sobre o estagiário e o estágio, com espaço reservado para o parecer do orientador e também para a avaliação final do Colegiado de Curso, conforme modelo apresentado no anexo 2:
 
3 - Índice ou Sumário
 Contém as principais divisões do relatório, elaborada conforme a NBR6027

4 - Introdução
 A introdução tem a função didática de instruir a natureza e o estado do assunto, os objetivos visados no trabalho e os procedimentos adotados no seu desenvolvimento. A introdução não deve conter retrospectos históricos, deve ser sintética e restringir-se aos temas em pauta, fornecendo informações claras e objetivas sobre os caminhos trilhados na busca dos resultados pretendidos.
 
5 - A Síntese do Estágio
 
Fazer um breve comentário sobre o que foi o estágio quanto:
 
- Objetivos;
- condições de trabalho;
- dificuldades encontradas;
- relacionamento no trabalho;
- outros fatos e observações que julgar importantes.
 
6 – Desenvolvimento
 
 Esta seção constitui o corpo do relatório e visa relatar, de forma detalhada, as atividades realizadas no decorrer do estágio. Sempre que possível, a exposição das atividades devem seguir a ordem cronológica em que ocorreram.
12
Para efeito de melhor compreensão do tema, pode ser necessário fazer-se uma breve apresentação da teoria associada às tarefas executadas. A construção lógica desta parte do relatório e a sua subdivisão em itens ou seções devem surgir da necessidade de clareza e não de uma mera distribuição de espaços no papel.(utilizar como referência a Norma NBR6024). As equações, gráficos e tabelas que se sucedem no desenvolvimento do relatório devem ser devidamente numeradas, para que possam ser referidas no texto. Os gráficos e tabelas devem conter legendas que completem os seus significados e delimitem a sua utilização.

Conteúdo
 
 O relato do conteúdo deve ser impessoal, feito na 3a pessoa e deve descrever o trabalho realizado no estágio, procurando detalhar todas     as fases, observando, entre outros, os seguintes aspectos:
- área em que estagiou;                                 
- programa de trabalho (previsto e executado);
- atividades realizadas;
- métodos e técnicas utilizadas;
- equipamentos e instrumentos utilizados;
- ocorrências que direta ou indiretamente tenham influído no seu desempenho; 
- forma de relacionamento com o pessoal;
- outros.

7 – Sugestões
 
 Apresentar as sugestões que julgar importantes, relacionadas com o estágio em si e com o curso, e que possam ser úteis para a Instituição, para a Empresa e para futuros estagiários.
 
8 - Conclusão
 
 A conclusão deve limitar-se à abordagem sintética dos principais resultados encontrados, realçando-lhes a importância em relação ao tema tratado. Não deve relatar aspectos subjetivos e dificuldades encontradas durante a realização do estágio.
Escreva sua conclusão com ênfase nos seguintes pontos:
- o estágio de modo geral;
- a participação como estagiário;
- o aproveitamento no estágio;
- a orientação e a supervisão que recebeu (da Instituição e da Empresa);
- como se sente frente ao mercado de trabalho.
 
9 - Referências Bibliográficas

 As fontes de referências, quando utilizadas, devem ser relacionadas, indicando para cada caso o(s) autor(es), o título, o órgão responsável pela publicação, a data da publicação, etc., elaborada conforme NBR6023.

10 - Anexos
 
Juntar ao final do relatório outros elementos que sirvam para enriquecê-lo, tais como:
 
A - Informações Gerais Sobre a Empresa
Descrever, sucintamente, o ramo empresarial, os produtos e serviços, a organização, a quantidade de empregados e outras informações que permitem ter uma visão geral da Empresa.
 
B - Apêndices
Exemplos:
- mapas;
- desenhos, esboços;
- plantas;
- gráficos;
- catálogos, folhetos;
- outros
Obs.: Dependendo da importância de algum elemento acima para a compreensão da descrição do conteúdo de estágio, este deverá aparecer logo que for referido e não ao final do relatório.
 
 
ANEXO II - FOLHA DE ROSTO
 
ALUNO:
Nome:                                                                  
Módulo:
Rua/Av:                                                                               Nº
Cidade:                                                      Estado:              CEP:       
e-mail:                                                                                Telefone:
 
EMPRESA:
Empresa:
Rua/Av.:                                                                              Nº
Cidade:                                                     Estado:              CEP:
e-mail:                                                                                Telefone:
Supervisor:
Formação do Supervisor:
Cargo:
Dep./Div./Setor:                                                                   Telefone(s) / Ramal(is):
 
 
INFORMAÇÕES ACADÊMICAS
Orientador:
Início do Estágio:                                      Término do Estágio:
 
Total de horas semanais dedicadas ao estágio supervisionado:
Área de realização do estágio:
 
 
                              Data: ____/ ____/ ____ _______________________
                                                   Assinatura do Aluno
 
 
 
 
ACEITE DO ORIENTADOR:
Observações:    
 
     
                                            
                           Data: ____/____/____  _________________________
                                                               Assinatura do Orientador
 
 
PARECER DO COORDENADOR:
Razões:
 
 
 
 
 
               Data: ____/ ____/____ _____________________________
Assinatura do Coordenador de Estágio
 

Rua Conceição das Alagoas, 278 Bairro São Benedito - Telefone (34) 3338-2579 - TeleFax (34) 3322-7469
E-mail: colegiouberaba@colegiouberaba.com.br
Desenvolvido por URA Online